Luiz Gastão nasceu em Petrópolis RJ em 19 de agosto de 1962. Naquele ano, o Brasil vivia grandes transformações e algumas vitórias importantes. A Seleção Brasileira de futebol foi bicampeã na Copa do Mundo. E uma conquista significativa para o povo brasileiro foi a implementação do benefício do 13º salário.
A infância de Gastão não foi muito diferente da maioria das famílias brasileiras, que buscavam equilibrar a manutenção da casa com a educação dos filhos para um futuro melhor. Assim foi sua vida: estudo e trabalho.
Como muitos jovens, Gastão tinha grande vontade de vencer na vida. Aos 17 anos, tornou-se assistente em uma empresa de serviços de limpeza. Começou cortando flanela, muito feliz por ter uma oportunidade de iniciar sua trajetória profissional.
Com muita determinação e vontade, seu desempenho foi melhorando: Gastão foi aprendendo e crescendo na empresa. A cada nova oportunidade, empenhava-se para enfrentar os desafios. Ocupou os cargos de gerente, diretor de área e diretor-geral, até se tornar um empreendedor no mesmo setor em que havia começado, o de serviços.
Gastão conheceu o Ceará ainda menino e guardou memórias afetivas tão marcantes que, ao decidir onde começaria a empreender, escolheu o estado. O Ceará o acolheu e ele sempre reconheceu a importância desse acolhimento em sua vida. Motivado pelo desejo de retribuir, comprometeu-se a servir e a devolver à terra e às pessoas que o receberam todo o bem que lhe foi proporcionado.
Gastão sempre acreditou na força da coletividade. Para ele, sozinho se pode chegar mais rápido, mas juntos é possível ir mais longe.
Como empresário do setor de serviços, se tornou uma liderança sindical ao longo de sua trajetória empreendedora.
Mais tarde, assumiu a presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará, bem como a presidência dos Conselhos do Sesc e do Senac, instituições de grande relevância social no estado.
Com o Programa Mesa Brasil, promovido pela Fecomercio estadual, sua gestão distribuiu, apenas em 2023, mais de 3,5 mil toneladas de alimentos. Com o projeto Sopa Amiga, foram atendidas 7.500 pessoas diariamente.
No Senac, seu desafio foi ampliar o acesso à educação profissional, beneficiando mais de 122 mil alunos com cursos gratuitos nos últimos três anos.
Durante sua atuação no Sesc e no Senac, Gastão percebeu como vidas podem ser transformadas por uma oportunidade, seja por meio da educação profissional, do acesso à cultura e ao esporte, ou mesmo pela garantia de alimento na mesa.
Compreendendo que uma boa maneira de ampliar o alcance desse trabalho para todo o Ceará seria tornando-se um representante do povo, Gastão decidiu ingressar na política.
Filiou-se ao PSD – Partido Social Democrático, por ser um partido que compartilha de seus valores e de sua missão de servir à sociedade, aos trabalhadores, aos jovens e às famílias, com coerência, ética e honestidade.
Conheça mais sobre as ideias, acompanhe e participe do mandato de Gastão! Existem vários canais de comunicação disponíveis para que você possa participar e contribuir.
Fale conosco: https://luizgastao.com.br/contato/