Luiz Gastão nasceu em Petrópolis RJ em 19 de agosto de 1962. Naquele ano, o Brasil vivia grandes transformações e algumas vitórias importantes. A Seleção Brasileira de futebol foi bicampeã na Copa do Mundo. E uma conquista significativa para o povo brasileiro foi a implementação do benefício do 13º salário.
A infância de Gastão não foi muito diferente da maioria das famílias brasileiras, que buscavam equilibrar a manutenção da casa com a educação dos filhos para um futuro melhor. Assim foi sua vida: estudo e trabalho.
Como muitos jovens, Gastão tinha grande vontade de vencer na vida. Aos 17 anos, tornou-se assistente em uma empresa de serviços de limpeza. Começou cortando flanela, muito feliz por ter uma oportunidade de iniciar sua trajetória profissional.
Com muita determinação e vontade, seu desempenho foi melhorando: Gastão foi aprendendo e crescendo na empresa. A cada nova oportunidade, empenhava-se para enfrentar os desafios. Ocupou os cargos de gerente, diretor de área e diretor-geral, até se tornar um empreendedor no mesmo setor em que havia começado, o de serviços.
Gastão conheceu o Ceará ainda menino e guardou memórias afetivas tão marcantes que, ao decidir onde começaria a empreender, escolheu o estado. O Ceará o acolheu e ele sempre reconheceu a importância desse acolhimento em sua vida. Motivado pelo desejo de retribuir, comprometeu-se a servir e a devolver à terra e às pessoas que o receberam todo o bem que lhe foi proporcionado.
Gastão sempre acreditou na força da coletividade. Para ele, sozinho se pode chegar mais rápido, mas juntos é possível ir mais longe.
Como empresário do setor de serviços, se tornou uma liderança sindical ao longo de sua trajetória empreendedora.
Mais tarde, assumiu a presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará, bem como a presidência dos Conselhos do Sesc e do Senac, instituições de grande relevância social no estado.
Com o Programa Mesa Brasil, promovido pela Fecomercio estadual, sua gestão distribuiu, apenas em 2023, mais de 3,5 mil toneladas de alimentos. Com o projeto Sopa Amiga, foram atendidas 7.500 pessoas diariamente.
No Senac, seu desafio foi ampliar o acesso à educação profissional, beneficiando mais de 122 mil alunos com cursos gratuitos nos últimos três anos.
Durante sua atuação no Sesc e no Senac, Gastão percebeu como vidas podem ser transformadas por uma oportunidade, seja por meio da educação profissional, do acesso à cultura e ao esporte, ou mesmo pela garantia de alimento na mesa.
Compreendendo que uma boa maneira de ampliar o alcance desse trabalho para todo o Ceará seria tornando-se um representante do povo, Gastão decidiu ingressar na política.
Filiou-se ao PSD - Partido Social Democrático, por ser um partido que compartilha de seus valores e de sua missão de servir à sociedade, aos trabalhadores, aos jovens e às famílias, com coerência, ética e honestidade.
Conheça mais sobre as ideias, acompanhe e participe do mandato de Gastão! Existem vários canais de comunicação disponíveis para que você possa participar e contribuir.
Fale conosco: https://luizgastao.com.br/contato/
Desde cedo, Luiz Gastão iniciou sua vida com estudo e trabalho.
Foi de assistente a gerente, depois diretor e empreendedor.
Tornou-se líder no mesmo Setor que iniciou sua trajetória.
Liderança sindical tornou-se Presidente do Sistema Fecomércio. Implantou ações decisivas para alcançar os que mais precisam de educação, esporte, lazer, cultura e capacitação profissional, fazendo com que os braços sociais, Sesc e Sena, abraçassem mais pessoas no Ceará.
Deputado Federal eleito com votos em 182 dos 184 municípios cearenses.
Logo no primeiro ano de atuação política, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar -DIAP, posicionou Gastão como um membro de influência crescente entre seus pares, dentre 150 congressistas com atuação mais relevante.
Luiz Gastão tem uma marca histórica, faz acontecer. No primeiro ano de mandato tornou-se vice-líder do segundo maior bloco parlamentar da Câmara - PSD, MDB, Republicanos, Podemos, PSC e presidiu a subcomissão que tratou, na Comissão do Trabalho, sobre o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço.
Prêmio Ranking dos Políticos 2024 - Melhor deputado do Ceará
100 cabeças do Congresso 2024 - Relatório Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP)
150 deputados em ascensão no Congresso 2023 - Relatório Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP)
Presidente da Frente Parlamentar Católica
Vice líder do Bloco MDB, PSD, REPUBLICANOS, PODE
Diretor da região Nordeste da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços
Vice presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços
De 2005 até o ano passado, Luiz Gastão recebeu 13 títulos de CIDADÃO: Ceará, Fortaleza, Caucaia, Crato, Barbalha,Tejuçuoca, Eusébio, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Assaré, Icapuí, Horizonte e Limoeiro do Norte